Excursão: Recife e Olinda

Pernambuco e Seus valores

Excursão realizada pelo Colégio Renascer Educação 
no dia 21/10/2010 para cidade de Recife e Olinda
 
Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, com 394 850 habitantes (IBGE/2008), sendo uma das mais bem preservadascidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.
Em 1630, Olinda foi tomada pelos holandeses que a incendiaram no ano seguinte; em1654, os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses. Olinda volta a ser capital de Pernambuco, muito embora os governadores residissem no Recife.Por volta de 1800, com a fundação do Seminário Diocesano e, em 1828, do Curso Jurídico, transformou-se num burgo de estudantes. Deixou de ser a Capital da Província em 1837, perdendo o título de capital para o Recife.
A Igreja da Sé, também conhecida como Igreja de São Salvador do Mundo, foi fundada como paróquia por alvará trazido por Duarte Coelho em 1534 — a primeira do Nordeste.
Inicialmente muito simples, feita de taipa, foi posteriormente reconstruída e ampliada com alvenaria, em 1584.
Como conseqüência das lutas contra a presença holandesa em Pernambuco, após um grande incêndio, ficou em ruínas. No entanto, foi reerguida na segunda metade do século XVII, sendo, atualmente, a Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife.









Aeroporto Internacional Gylberto Freire

O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre é o maior complexo aeroportuário do Nordeste em capacidade anual de passageiros , sendo o segundo terminal mais movimentado da região.

Possui o maior e mais moderno sítio aeroportuário do Nordeste, conforme dados daInfraero. O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52.000 m². Futuramente, será anexada uma área adicional de 24.000 m², proveniente do antigo terminal, o que elevará a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2.120 vagas de estacionamento. Está localizado no bairro do Ibura,[3] no Recife, capital dePernambuco, a 11 km do centro.
De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional dos Guararapes possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o Boeing 747-400, que comporta cerca de 350 passageiros e 62 toneladas de carga.

O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto comMadri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss), Cingapura (Changi) e Londres(Heathrow). Segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.

A Casa da Cultura

Em 1848, o governo da província de Pernambuco resolveu construir uma nova cadeia no Recife. As obras iniciadas em 1850 se basearam no projeto do engenheiro Mamede Alves Ferreira – que ocupava cargo na Secretaria de Obras Públicas de Pernambuco, idealizador de mais dois prédio históricos tombados: o Ginásio Pernambuco, recentemente reformado, e o Hospital Pedro II, cuja revitalização acaba de ser iniciada.

A nova Casa de Detenção do Recife, com 8400 m² de área construída e 6000 m² de pátio externo terminou de ser construída em 1867 e seu projeto foi concebido segundo o modelo de penitenciária mais moderno existente na época, na França. Seguindo essa lógica, o edifício, inaugurado em 1855, apresenta o formato de cruz, e é composto por quatro raios correspondestes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula metálica – o Mirante.

O prédio, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) em 1980, funcionou como penitenciária durante 118 anos. Curiosamente, conta-se que naquela época não havia tanto temor em relação aos presos, que, pela centralidade em que se encontrava o presídio, participavam ativamente do cotidiano da cidade através de um trabalho social de reintegração. Havia uma preocupação com a inserção da instituição na vida social do bairro e até da cidade, inclusive conta-se que o melhor pão da região era aquele produzido pelas mãos dos detentos na panificadora do presídio. E os pentes de chifre e as coleções de jogo de botão fabricados ali tinham fama pela sua qualidade. Além disso, o primeiro estandarte do Vassourinhas foi bordado também dentro do presídio. Tudo isso sem falar que os detentos ainda formavam times de futebol e tinham uma biblioteca à sua disposição.
Página Anterior Próxima Página